segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Eu, sem ela... Eu.. com ela.

Um momento difícil pra quem quer que seja é esse:
Escrever de si mesmo.
Eu às vezes encontro qualidades em mim, mais na maioria dos dias aprendo com meus defeitos; e põe defeito nisso.
Aos 20 anos de idade, eu me considerava uma pessoa inteligente, disposta e me via com outras qualidades, mais sempre parecia que eu estava andando contra o vento. O que adiantaria ter toda essa inteligência e não saber aproveitar?. Constantemente ouvia isso da minha família.
Se fosse para resumir em uma frase a minha vida naquela época seria essa a frase.
“Um jovem de 20 anos que não sabia aproveitar o seu tempo”.
Para acabar de ajudar, num ato irresponsável de minha parte provoquei um acidente onde estava eu, um muro e um carro emprestado que não ficou nada bem depois do acidente. Mais depois do acidente, tudo mudou...
Ai era o dono do carro querendo um carro novo, eu totalmente debilitado sem poder andar, dormindo em uma cadeira de balanço.
Não podia ter acontecido nada pior que isso ou podia. Mais isso foi uma enorme experiência, mais ainda não tinha sido a experiência da minha vida. Aquilo que me faria mudar.
Pensei muito em mudar e o que seria preciso para essa mudança acontecer. Imaginei: - Se eu me mudar daqui, os problemas, as más amizades e o mal comportamento ficará. Foi quando errei novamente. Continuavam os problemas, as dificuldades, as amizades e o mau comportamento. E eu, ficava sempre pensando em mudar, e tudo que eu pensava parecia ser inatingível. Mais a solução apareceu.
Não era grande, pois cabia entre meus braços, não era difícil, pois seu sorriso me enchia de força, não era ruim, pois eu amava viver pra ela.
Deus olhou para mim do seu trono, e viu que para a minha mudança não era necessário um castigo, não era necessário provas e lutas. Ele agiu ao contrário de nós homens. Ele me presenteou. Me deu um filha linda, e com ela, ELe me mandou responsabilidade, dedicação, amor próprio e inúmeras bênçãos.
E agora quando penso em ser fraco, lembro do seu sorriso e de tudo que ela me ensinou.
A Deus agradeço por este previlégio do qual não sou merecedor (ser pai) e à minha filha Emily eu agradeço por ser aquilo que faltava em mim...
Filha você me completa... te amo.

SER ADOLESCENTE...

Uma coletânea de frases de quem mais entende sobre adolescentes; Os próprios.


Vejam as respostas quando se pergunta a eles o que é ser Adolescente?





"É a parte da vida que você está resolvendo que adulto você quer ser."
(Paula Gil, 16 anos).

"É poder aproveitar cada minuto de vida, sem muita pressa, pois há tempo pra tudo!"
(Renata, 15 anos).

"... vontade de ter um carinho diferente, um amor que não seja só dos pais,
realizar fantasias e se preparar para o mundo que será o amanhã."
(Renata Cezar, 17 anos).




Há também desabafos e apelos, com certa mágoa, pedindo respeito e especificidade.

"Ser Adolescente é quando os pais não descontam seus problemas nos filhos,
quando tentam entender, que nessa idade, estar com amigos e
namorados é mais importante do que ir em casa de parentes."
" Ser Adolescente é; poder ser, poder gostar, poder falar.



É quando me ouvem sem terem a pré-idéia de que eu vou falar besteira.
Não está com nada esta história de que todo adolescente é igual.
Não fiquem cobrando tanto da gente; crítica sim, bronca não!
Eu ia ser feliz se pudesse fazer coisas importantes."
(Pietra de Andrade, 15 anos).

"Nem sempre sabemos o que queremos."
(Fernando Rodrigues, 16 anos).

Tocar neste tema com adolescentes é fazê-los entrar em si mesmos e saber que reclamações virão à tona. Por isso, há muitas perguntas sem resposta. Há rebeldia contra pressões e cobranças. Há decisões difíceis e emoções contrastantes. Depende de como cada pessoa age em relação a elas.

VISÃO SOBRE SER ADOLESCENTE.


Ao meu ver, o adolescente é uma pessoa que se encontra numa fase privilegiada para treinar a coragem.

O adolescente é capaz de fazer o que está certo e justo, mesmo que, à sua volta, os seus colegas riam. Riem-se para disfarçar o sentimento de inferioridade que têm por não serem capazes de proceder do mesmo jeito.
Ele é capaz de tomar publicamente atitudes para defender os mais fracos, bem como os que estão sendo vítimas da injustiça, são pessoas assim que constrói um mundo melhor.

Ele é capaz de ajudar um velhinho em público, sem ter medo de ser chamado de “careta”, e ainda; é capaz de resistir à pressão que os colegas fazem no sentido de o levar a fumar, consumir drogas ou assumir atitudes e comportamentos violentos.

Ele é corajoso, inteligente e forte. É capaz de dar apoio aos que são humilhados por terem qualidades superiores. E é capaz de correr riscos para defender os valores que a sua consciência reconhece, mesmo quando, à sua volta, a maioria despreze esses valores.
Sim. Ele procura agir de acordo com o que pensa ser reto e justo.Ele é capaz de ser diferente, mesmo que isso, as vezes, o torne impopular, e ainda procura tratar os outros como deseja ser tratado por eles.

Ele é corajoso, se cristão; não terá vergonha de testemunhar a sua fé diante dos outros, e não anda ao sabor das opiniões de outros. Quando comete um erro, tem a coragem de reconhecer, pois sabe que a vida não é feita apenas de sucesso, mais também existe alguns fracassos.
Isso é coragem. Treinar para ter uma vida disciplinada, desenvolver métodos para atingir metas e objetivos. Deste modo consegue chegar muito longe.
Existe um segredo para ser um verdadeiro herói. Este segredo é a presença do Espírito Santo que habita em nós. Se confiarmos no Senhor e nos dispusermos a receber a sua ajuda, seremos capazes de fazer as coisas mais incríveis.


Espero que vença.

SOBRE A RAIVA

Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.


A RAIVA PODE TER DIVERSAS ORIGENS:

A INVEJA: Uma pessoa pode sentir raiva de outra pelo fato desta ter algo que aquela gostaria para si, no entanto, como não possui recursos próprios para adquirir estes objetos de desejos, e pela sua imaturidade moral.

O EGO: Uma pessoa pode sentir raiva de uma outra pelo fato desta ter afrontado ou ridicularizado o seu ego. A raiva, neste caso, é uma tentativa de proteção ao impor-se uma postura agressiva diante da afronta.

O INSTINTO DE SUPERIORIDADE: Uma pessoa que no seu íntimo tem a falsa percepção de superioridade em relação aos demais, quando se vê em uma situação em que não é compreendida, utiliza-se da raiva como mecanismo de evasão dos seus instintos violentos.A

FAMÍLIA: Pode ocorrer quando os pais não dão a devida atenção aos filhos, ou o excesso de zelo, (fato que acontece, geralmente entre irmãos) Inconscientemente o indivíduo começa a ressentir-se, e ao longo dos anos pode gerar raiva acumulada. A raiva é como uma doença que vai corroendo de dentro para fora, e pode causar diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais para o próprio enfermo e para as pessoas que a este acompanham.

O mais importante de tudo isso, é que a raiva tem cura. O remédio para vencer esse sentimento é o perdão. O perdão consiste em desistir de qualquer ressentimento quando se é, de alguma forma, prejudicado. Por isso o ato de perdoar é a "cura" para a Raiva.

Não se esqueçam:
"Ao Senhor, nosso Deus,
pertencem a misericórdia, e o perdão".
daniel 9.9a

2009... A esperança de dias melhores.


É surpreendente. Chega Dezembro, próximo à celebração do Natal e os corações começam a amolecer.
As pessoas procuram seus familiares, buscam a reconciliação com os amigos, vivem à procura de paz de espírito. Os moradores de condomínios levam jantares aos zeladores, os mais favorecidos procuram uma família carente para lhe dar uma cesta básica, eles querem de alguma forma praticar a caridade.
Sabe, não é assim de Janeiro à Novembro. As noticias que vemos é totalmente o antônimo disso.


- Motorista atropela uma pessoa e a arrasta por quilômetros.
- Namorado seqüestra a namorada (menor) e a executa na frente de todos.
- Inúmeros casos de pedofilias, como da menina Gabriela de apenas 09 anos, deixada em uma bolsa de viagem na rodoviária de São Paulo.


É... as coisas de Janeiro à Novembro são bem agitadas, porém, me parece que quando o Natal, o Ano Novo vai se aproximando ele trás consigo a reflexão para muita gente. Começam a buscar alívio dos ombros pesados, afinal de contas; - O que fizemos o Ano todo? Corremos, corremos e corremos atrás de nossos objetivos, nem percebemos a necessidade do nosso semelhante, sim... Aquele que estava bem do seu lado.


Mais ai vem um Ano Novo. Surgem inúmeros email´s, textos lindos dizendo que em 2009 podemos fazer a diferença, podemos mudar o mundo e etc. Mais parece que as pessoas não medem o peso da palavra.
O mundo pode ser mudado sim. Para mudar o mundo não precisamos plantar uma árvore, fazer doações ou outra coisa do gênero. Para mudar o mundo é preciso mudar o nosso coração. A verdadeira mudança é aquela que acontece de dentro para fora.
O Senhor Jesus nos deu um exemplo:

“Limpai primeiro o interior do copo e do prato,
para que também o exterior fique limpo”.
Mateus 23.26


Mais 2009 esta à porta, podemos deixar de lado nossas vaidades, nossos egoísmo, nosso egocentrismo e passar a olhar além das nossas vidas. Podemos ser diferentes.
Sempre há esperança de dias melhores.

Façamos então parte dessa história, busquemos as mudanças necessárias para podermos criar um mundo melhor e seja feliz em 2009.