quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

PUREZA: DE DENTRO PARA FORA


"Limpa primeiro o interior do copo e depois todo o copo ficará limpo.”

Mateus 2:26


Marta sofre de ataques de pânico. Quando o ataque é violento, ela acha que está tendo um ataque do coração e que vai morrer. O coração dispara, ela não consegue respirar, começa a suar profusamente e seus joelhos ficam fracos. Marta tenta controlar os ataques de pânico, mas sem sucesso. A caminho do consultório, ela repete para si mesma que não vai deixar que isso aconteça de novo. Mas acaba inevitavelmente pegando um sinal vermelho, caindo em uma pista sem saída ou levando uma cortada de outro motorista. Qualquer uma dessas coisas faz Marta sentir ansiedade e aí começam seus problemas. Assim que fica ansiosa, ela tenta se livrar da ansiedade, o que só faz torná-la mais ansiosa. O temor de ter um ataque de pânico aumenta a ansiedade. Suas tentativas de controlar-se geralmente resultam em uma sobrecarga no sistema, ou num ataque de pânico. São as próprias tentativas de controlar os ataques que dão origem a eles.
O problema de Marta era que ela estava tentando corrigir o seu problema "de fora para dentro". Em outras palavras, ela se concentrava no seu comportamento e não nas suas convicções. Ao tentar controlar o seu comportamento (a ansiedade), ela apenas confirmava as suas convicções (a ansiedade é perigosa). Marta começou a receber ajuda quando compreendeu que a cura se processa "de dentro para fora". Foi preciso primeiro entender que inconscientemente ela acreditava que toda ansiedade é perigosa e causa ataques de pânico.
Quando esta noção tornou-se consciente, ela abriu-se para a possibilidade de que sua convicção não fosse necessariamente verdadeira. Na vez seguinte em que uma ocorrência a deixou ansiosa, Marta conscientemente pensou que era normal se sentir assim ante uma situação tensa e que não precisava controlar a ansiedade. Ela aprendeu que, se não piorarmos a ansiedade ao tentar controlá-la, ela pode passar naturalmente. No nível mais profundo, todos nós vivemos em função das convicções armazenadas no inconsciente. Elas guiam automaticamente o nosso comportamento sem que o percebamos.
Quando essas convicções são negativas, nosso comportamento, com freqüência, é autodestrutivo. Tomar consciência dessas convicções inconscientes é a única maneira de modificar o comportamento externo de uma forma duradoura.

Jesus sabia que o único modo de mudar o comportamento externo das pessoas era modificando o que elas acreditam interiormente. A não ser que sejamos capazes de ter acesso às nossas profundezas, estamos destinados a viver uma vida influenciada pelas marcas do passado. Mudanças no comportamento ou na aparência externa têm pouca probabilidade de durar se não descobrirmos os motivos enterrados na profundidade do nosso ser. Foi por esse motivo que Jesus nos disse para limpar primeiro o interior do copo.
Portanto, não se esqueça: A mudança duradoura acontece de dentro para fora.


Trecho do Livro: Jesus, o maior psicológo que existiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário