segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SOBRE A RAIVA

Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.


A RAIVA PODE TER DIVERSAS ORIGENS:

A INVEJA: Uma pessoa pode sentir raiva de outra pelo fato desta ter algo que aquela gostaria para si, no entanto, como não possui recursos próprios para adquirir estes objetos de desejos, e pela sua imaturidade moral.

O EGO: Uma pessoa pode sentir raiva de uma outra pelo fato desta ter afrontado ou ridicularizado o seu ego. A raiva, neste caso, é uma tentativa de proteção ao impor-se uma postura agressiva diante da afronta.

O INSTINTO DE SUPERIORIDADE: Uma pessoa que no seu íntimo tem a falsa percepção de superioridade em relação aos demais, quando se vê em uma situação em que não é compreendida, utiliza-se da raiva como mecanismo de evasão dos seus instintos violentos.A

FAMÍLIA: Pode ocorrer quando os pais não dão a devida atenção aos filhos, ou o excesso de zelo, (fato que acontece, geralmente entre irmãos) Inconscientemente o indivíduo começa a ressentir-se, e ao longo dos anos pode gerar raiva acumulada. A raiva é como uma doença que vai corroendo de dentro para fora, e pode causar diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais para o próprio enfermo e para as pessoas que a este acompanham.

O mais importante de tudo isso, é que a raiva tem cura. O remédio para vencer esse sentimento é o perdão. O perdão consiste em desistir de qualquer ressentimento quando se é, de alguma forma, prejudicado. Por isso o ato de perdoar é a "cura" para a Raiva.

Não se esqueçam:
"Ao Senhor, nosso Deus,
pertencem a misericórdia, e o perdão".
daniel 9.9a

3 comentários:

  1. A questão é pode a raiva, esse sentimento perverso, morar junto com o amor? no mesmo coração? RESPONDAM-ME

    ResponderExcluir
  2. sentimento muito facil do inimigo das nossas almas usar contras seus fieis.
    E creio que perdoar de coração não e uma tarefa pra qualquer um, mais devemos buscar de Deus capacidade para cada dia mais amar o proximo, como nos mesmos.Tarefa dificil hoje em dia.
    Grande abraço Itamar, continue assim...
    Belo post

    ResponderExcluir
  3. grande miguelito...
    valeu pexe...
    demoro mais saiu um comentario
    aleluias...
    hehe

    ResponderExcluir